sexta-feira, 22 de agosto de 2014

PRAIAS BOAS PARA PRATICA DE NUDISMO E PRIVACIDADE Nº 2

CENTRO - Da Costa Nova ao Vimeiro

Praia do Areão - **** Longe do burburinho e da azáfama das praias de Ílhavo, que recebem enchentes de veraneantes, esta zona tem sido muito procurada por birdwatchers. A pouca intervenção humana faz com que o sistema dunar se mantenha e vá ganhando consistência, apesar das contínuas investidas do mar. Fica na freguesia da Gafanha da Boa Hora e o acesso faz-se pela EM592. Praia acessível e com apoios de praia.

Praia do Palheirão - **** Bem protegida pelas dunas e pela mata, é uma praia pouco frequentada, devido ao acesso em terra batida ao que percorre três quilómetros. Deixou de ter bar de apoio. Frequentada por naturistas e famílias locais. A sul existe um areal ainda mais deserto, a que chamam Almadoiros. A estrada de acesso a partir de Mira está em péssimo estado, aconselha-se a viagem a partir do lado da Tocha.

Praia da Costinha - *** Acesso por um caminho de terra batida que parte da estrada entre a Praia de Mira e Quiaios. Areal quase intacta.

Praia da Murtinheira - *** No sopé da serra da Boa Viagem, com um belo enquadramento e longe do bulício dos areais mais urbanos. As correntes fortes não impedem que seja procurada por surfistas mais experientes. Pratica-se naturismo nas zonas mais resguardadas. Na zona do litoral marinho possui recifes de valor ecológico e um jazigo de fósseis.

Praia de Cova-Gala - **** O facto de ter bandeira azul seria pouco importante se não houvesse a poucos metros um dos muito bons restaurantes do País: o Carrossel. Tem campo de futebol de cinco, campo de básquete, escola de bodyboard e surf. E ondas. Andando pelo areal para sul, chega-se a uma extensão de areia onde se pratica nudismo.

Praia do Campismo ou Orbitur - * A menos que esteja concentrado no parque de campismo Orbitur, evite esta praia. O acesso é difícil aos não-campistas, por um caminho de areia que contorna a grade do lado norte do parque. De frente para o mar, vê-se uma chaminé enorme, à esquerda, e a Figueira da Foz, à direita. No lado sul do areal pratica-se nudismo.

Praia da Nazaré-Norte - *** Cheira a dunas, apetece chegar com banda sonora dos GNR. A encosta é suave, a vegetação mantém-se bonita. Mas o mar é perigoso, apenas bom para quem queira enfrentá-lo com uma prancha sonhando ser Garrett McNamara. É famosa pela onda gigante nascida do chamado Canhão da Nazaré, um enorme desfiladeiro submarino.

Praia do Salgado - **** Para quem venha da vizinha Nazaré, parecerá uma praia paradisíaca. Mas atenção que aqui o mar é traiçoeiro. Vale a pena perder-se ao subir e descer a serra da Pescaria, com moinhos e parapentes pelo caminho. E sinalização que vai desaparecendo. Há um pequeno restaurante com boa vista e animação noturna, O Anzol. A norte do parque de estacionamento pratica-se nudismo.

Praia do Rei Cortiço - *** O acesso faz-se por estrada de terra batida. No horizonte vê-se a Berlenga e apetece esquecer o carro e correr para sul, junto ao mar. Há pedrinhas roladas que se soltam da falésia, onde estão incustradas. Por favor não venham cá buscá-las para os aquários lá de casa.

Praia dos Frades - **** É muito bonita e espaçosa mas implica 84 degraus, que custam quando estamos a voltar para cima. Está em estado natural, mas se quiser matraquilhos ou cafés é só subir os tais degraus e regressar ao parque de estacionamento que a Praia dos Frades partilha com a vizinha Praia de São Bernardino.

Praia do Caniçal - ***** Lindíssima. Uns cem metros a sul do Forte de Paimogo, há uma estrada de terra batida em bom estado em direção ao mar. Estando de frente para as ondas vê-se o forte, ao fundo, à direita. E apetece ficar.

Praia de Vale de Frades - **** Não há bar, não há nada. Nem faz falta. O acesso faz-se por uma estrada íngreme de terra batida. E depois por umas escadas de cimento a partir do estacionamento. Fica numa pequena baía e é boa para tomar banho, embora tenha pedras. Na maré vaza dá para ir a pé até à Praia da Areia Branca, a sul. Ideal para pesca submarina.

Praia do Areal - Sul - **** O areal tem espaço para todos, a praia tem bandeira azul e é muito procurada por surfistas. Há aulas de surf e dá para alugar pranchas e afins. Olhando para o mar, vê-se à direita a Praia da Areia Branca e mais ao fundo o Forte de Paimogo. A esplanada é agradável, mesmo a pedir um fim de dia em frente ao mar.

Praia do Zimbral - **** É necessário atravessar por cima das rochas, desde o extremo sul de Porto das Barcas. Ou então pode chegar pela areia, caminhando para norte a partir da Praia de Porto Dinheiro. Vale o esforço, é uma praia lindíssima. Um bom sítio para sonhar com dinossauros, em paz.

Praia do Valmitão - **** O café junto ao parque de estacionamento é pequeno para tanto areal. Com sorte, ainda apanhará por lá um pastel de feijão da fábrica Corôa, de Torres Vedras. Com ainda mais sorte verá uma águia a sobrevoar as arribas ocre, que se vão esboroando como lhes compete. A água mereceu a qualidade ouro atribuída pela Quercus. A praia é bonita e enorme, muito rica em iodo e boa para pesca sumarina. Tendo tempo e boas pernas para o caminho, é caso de andar pelo areal até à extremidade sul, chegando à Praia da Corva ou das Conchinhas.

Praia da Corva ou Conchinhas - **** O acesso mais bonito é pela Praia de Valmitão, mas é preciso andar muito pela areia. Será mais fácil ir pela Praia de Porto Novo, caminhando sobre as rochas, para norte. É uma praia isolada, de acesso pouco prático, usada para pesca e nudismo. O esforço para aqui chegar é recompensado pela beleza da praia. E pelas conchinhas que se encontram no areal.

Espectacular - *****
Muito boa    - ****
Boa             - ***
Razoável     - **
Má                          - *

Sem comentários:

Enviar um comentário